domingo, 5 de maio de 2013

Aprendendo a soldar - Praticando

Pessoal, antes de mais nada, ainda não comecei a montar a estrutura da minha 3D printer, pois, ainda faltam os rolamentos que eu comprei via China e ainda vai demorar uns 30 dias para chegar acredito eu. Geralmente é mais :-O

Porque aprender a soldar?

Vocês não vão querer soldar logo de cara as peças da GEN7 e detonar tudo né (para que já sabe soldar Get UP), então ai vão alguns passos que acredito que vá ajudar a minimizar os riscos ao soldar a placa. Primeiramente praticar e muito.

Dessoldar para aprender a soldar ?

Bem primeiro você vai precisar a aprender a dessoldar, pois, assim fica mais fácil a soldar, vamos as ferramentes necessárias, pelo menos foi para mim.

Ferro de solda (20, 30 ou 40 Watts)
E um suporte caso queira (ajuda bastante)

Sugador de Solda
Como o próprio nome diz para suga a solda

Espuma vegetal para limpeza da ponta do ferro de soldar
Eu utilizo aquelas esponja para lavar louça umedecida ;-)
(A patroa não gosta muito mais, fazer o que né)

Solda propriamente dita
Tem rolinhos com 22grs e caixa (carretel) com 500grs que é mais vantajoso.
(Para aprender a dessoldar acredito que uns 2 tubinhos devam bastar)

O tubinho custa uns R$ 8,00 e a caixa com 1/2 quilo paguei R$ 54,00, se for levar eletrônica a sério é melhor comprar a caixa com 1/2 quilo.

Em todo lugar diz que o da marca BEST é a melhor, eu como não tenho grande conhecimento perguntei a vários gurus e todos são enfáticos em sugerir a utilizar a marca BEST as outras causam muita solda fria. Fica a dica.

Caso queira pode utilizar algum suporte para segurar as placas.




No mercado tem dois modelos um com lupa e garras e outro sem.
A vantagem do sem a lupa é que da para fixar na mesa e é mais estável ao aplicar o ferro de solda.
O com lupa achei melhor para soldar peças pequenas.

O que mais vamos precisar?

Algumas sucatas para dessoldar, facilmente encontrada em ferro velho, ou lojas de conserto TV, rádio e afins.

Segue uma fotinha de sucatas 

Bem para dessoldar segue algumas dicas;

1 - Deixar o ferro aquecer;
2 - Aplicar solda nas peças já soldadas para dessoldar;
3 - Aquecer o local e em seguida utilizar o sugador de solda para retirar a mesma

Depois de dessoldar algumas placas limpa-las com álcool isopropílico e ressoldar as peças no lugar em que estavam, fazer isso até se tornar um hábito dessa forma acredito que podemos passar para placa Gen 7 propriamente dita.

Uma sequência que dizem para soldar é primeiro os fios (pontes) em seguida os resistores, suporte para chips, capacitores e assim por diante, ao soldar um chip diretamente na placa soldar alternadamente suas perninhas para não aquecer muito o chip.

Para as peças não caírem da placa dar uma dobradinha nas perninhas das peças ;-)

Bem pessoal, tem muito vídeo e sites na net que ensinam a soldar e dessoldar é só dar um google

Já iria me esquecendo uma coisa que ajuda bastante a soldar é pasta para soldagem que ajuda na aderência da solda, é indicada a marca BEST, mas no meu caso eu estava precisando e  acabei comprando da Marca Poly Soldas, até agora achei que funcionou a contento.



Até mais, na próxima acredito que já trago umas fotinhas da Gen 7 prontinha.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário